De olho no futuro, a Amazon registrou a patente de um espelho tecnológico nesta terça-feira (02/01). O dispositivo, descrito como parcialmente reflexivo e parcialmente "transmissivo", permitiria que o usuário experimente roupas virtualmente em casa antes de comprá-las.
"Quando o usuário olha para o espelho, enxerga a reflexão de objetos iluminados na cena e as imagens transmitidas do dispositivo de exibição através do espelho, sendo que as imagens são transmitidas como parte da cena refletida", explica a patente.
A ideia possivelmente atrairia mais clientes para a empresa norte-americana e diminuiria o nível de insatisfação das compras feitas pela internet, mas ainda está só no papel. Para trazê-la à realidade, a Amazon usaria câmeras, monitores e projetores para criar a imagem combinada. Dessa forma, o espelho digitaliza o ambiente captado e identifica o rosto e olhos do usuário para determinar os objetos vistos no reflexo. Por fim, a roupa é transmitida no espelho para gerar a imagem combinada.
É possível que o produto seja uma evolução da tecnologia oferecida pela Echo Look, câmera que tira fotos do corpo para oferecer recomendações de moda, criada pela mesma companhia. Coincidência ou não, a Amazon comprou, no ano passado, a Body Labs, uma empresa de inteligência artificial e visão computacional.