Modelo Carol Trentini é destaque em carro da Portela que homenageia Jean Paul Gaultier — Foto: Daniel Pinheiro/AgNews
Na segunda noite de desfiles das escolas do Grupo Especial, a Sapucaí, por alguns momentos passou a ser também uma passarela de moda. Para dar ainda mais charme ao samba, escolas como Portela e União da Ilha do Governador desfilaram fantasias desenhadas por estilistas e até usaram modelos profissionais.
Na Portela, que defendeu um enredo sobre a cantora Clara Nunes, a moda se fez presente na quinta ala, que teve o figurino desenhado pelo estilista francês Jean Paul Gaultier. Com camisa listrada, calça de alfaiataria, lenço no pescoço e boina, os componentes representavam franceses em Madureira.
É que no carnaval de 1924, quando a artista plástica brasileira Tarsila do Amaral esteve no Brasil com amigos franceses, encontrou um coreto que imitava a Torre Eiffel, em Madureira, na Zona Norte do Rio, bairro da escola de samba.
O ateliê de Gaultier fez uma parceria com a Portela e combinou com a carnavalesca Rosa Magalhães que desenharia uma fantasia. O estilista visitou o barracão em outubro e ficou encantado. Iria desfilar, mas teve um problema de saúde, e não pôde deixar a França.
O estilo de Gaultier também se fez notar na figura da top model Carol Trentini, que veio como destaque com um maiô com sutiã em forma de cone, como desenhado por Jean Paul Gaultier. Ela foi destaque na segunda alegoria da azul e branco de Madureira.
Já a União da Ilha decidiu investir na prata da casa. No enredo sobre o Ceará, o carnavalesco Severo Luzardo fez da Sapucaí uma vitrine para o trabalho de estilistas como Espedito Seleiro, que faz trabalhos em couro, Nayane Rodrigues, que exporta lingerie rendada para o mundo inteiro, Ivanildo Nunes, estilista que confeccionou os trajes da Velha Guarda da escola, e Lindebergue Fernandes, estilista de moda casual e urbana.
Todo o quinto setor da escola foi dedicada à moda confeccionada no Ceará, inclusive com fantasias com rendas e bordados típicos das rendeiras populares do estado nordestino. O carnaval do Rio não poderia ter sido mais fashion.