Como 4 influencers transformaram o dress code do Ramadã no Instagram

VOGUE BR



Imane Asry (Foto: Instagram Imane Asry/ Reprodução)
Omês sagrado do Ramadã chegou ao fim na manhã desta sexta-feira (15.06) mas, ao correr os olhos pelo feed de Imane Asry no Instagram (@fashionwithfaith) nos últimos dias, é possível que a influência do período passe despercebida para você. É que, embora tenha um dress code que sugere aparência modesta, porções mínima de pele à mostra e atitude discreta para mulheres da religião muçulmana, influenciadoras com perfis de forte apelo fashion, como a da blogger sueca, mostraram que é possível manifestar a adoração pela moda, respeitando também a fé que escolheram.
Entre os dias 16 de maio e 14 de junho, nada menos que looks bem pensados e cheios de informação fashion passaram pela timeline de quem acompanha ela, Mariah IdrissiZahra Khalil Haifa Zakaria Arora. Conheça abaixo o estilo delas. 
IMANE ASRY (@fashionwithfaith)
A decisão de usar hijab partiu da própria blogger, que escolheu para si a religião muçulmana quando era mais jovem. Prevendo o quanto o hijabmudaria seu estilo, começou a documentar seus looks em um Tumblr, migrando para o Instagram em seguida. Imane se destaca por casar os códigos de indumentária da religião com o estilo escandinavo de sua Estocolmo natal (prefere, por exemplo, peças peças lisas às estampadas). "Não sou o tipo de garota que usa vestidos. Durante o Ramadã, no entanto, uso. Um vestido longo sobreposto por quimono é muito chique", disse à Vogue americana.
Imane Asry (Foto: Instagram Imane Asry/ Reprodução)
Imane Asry (Foto: Instagram Imane Asry/ Reprodução)
MARIAH IDRISSI (@mariahidrissi)
Mariah ficou famosa ao se tornar a primeira modelo usando hijab em uma campanha de moda, clicada para a rede fast-fashion H&M em 2015. Seu estilo favorece tons vibrantes (tanto nas roupas quanto na maquiagem), com ternos de alfaiataria e casacos peludos em cores bold, contemporâneos como a Londres em que nasceu. Porém, no Ramadã, peças e turbantes estampados ficaram do lado de dentro do closet: nos looks do feed, itens pretos atualizados por uma cartela de terrosos e pelo verde militar prevaleceram.
Mariah Idrissi (Foto: Instagram Mariah Idrissi/ Reprodução)
Mariah Idrissi (Foto: Instagram Mariah Idrissi/ Reprodução)
Mariah Idrissi (Foto: Instagram Mariah Idrissi/ Reprodução)
ZAHRA KHALIL (@zahralyla)
Sob a hashtag #30days30modestlooks, Zahra passou o último mês compartilhando um look por dia. Na prática, mostrou como adaptar (à sua maneira) peças de marcas como Tibi e MM6 Maison Margiela para o dress code exigido no mês sagrado. Com passagem pelo expediente da VogueArábia, Zahra vive em Dubai, dentro de um lifestyle marcado por sua paixão pela moda. Mas faz questão de caprichar tanto nas fotos quanto nas mensagens que inclui em legendas. "Algumas pessoas me perguntam sobre a diferença entre um look modesto e um look com mangas compridas, mas o estilo modesto não significa apenas kaftans, abayas e hijabs. Tem a ver com menos pele e cobrir os ombros e joelhos, mas é também sobre ser respeitosa consigo mesma. É sobre estar adequada e ter respeito pelos outros ao seu redor", explicou em seu Instagram, ao postar um look composto por blusa de paetês e com calça de franjas.
Zahra Khalil (Foto: Instagram Zahra Khalil/ Reprodução)
Zahra Khalil (Foto: Instagram Zahra Khalil/ Reprodução)
Haifa Zakaria Arora (@haifazakariaarora)
Tratando o Ramadã como assunto para abordar a moda em seu perfil no Instagram, Haifa registrou para seus milhares de seguidores os looks elaborados a partir de itens da chamada moda modesta (porém, de luxo) de estilistas do Oriente Médio. Foi com eles que combinou os loafers Princetown que são hit da Gucci, por exemplo, ou versões sofisticadas da battoulah, máscara tradicional, muito usada por mulheres muçulmanas na faixa dos anos 50 e 60. Entre as escolhas, kaftans monocromáticos ou com sutis bordados nas barras e punhos, vestidos longos combinados à capas curtas e diversas sobreposições feitas a partir de coletes alongados – versões mais dosadas dos looks hipertexturizados, com aplicações e franjas, que costuma exibir no dia a dia em Dubai.
A influencer Haifa Zakaria Arora (Foto: Instagram Haifa Zakaria Arora/ Reprodução)
A influencer Haifa Zakaria Arora (Foto: Instagram Haifa Zakaria Arora/ Reprodução)