Depois de 14 anos, Chanel desfila uma noiva negra em sua Alta-Costura


ELLE



O desfile da Chanel é sempre um dos acontecimentos mais esperados daSemana da Alta-Costura de Paris. Em geral, porque trata-se de uma das apresentações mais suntuosas: quase 90 looks, casting estrelado, cenários apoteóticos e muito mais. No entanto, uma escolha de Karl Lagerfeld, em especial, chamou atenção nesta temporada. Quem fechou o espetáculo, a noiva do inverno 2018 da etiqueta, foi uma modelo negra — a segunda da história secular da maison fundada por Gabrielle Bonheur Chanel em 1910.
Adut Akech Bior nasceu no Sudão do Sul e, aos 7 anos de idade, mudou-se com sua mãe e cinco irmãos para Adelaide, na Austrália. Por lá, ela começou a trabalhar na agência de modelos da matriarca da casa e não demorou para que sua beleza cativasse os olhos das grandes marcas. A primeira delas? Nada menos do que a Saint Laurent para a qual ela foi exclusiva durante duas temporadas.
Chanel Alta-Costura Modelo Noiva Negra Adut Akech
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)
De lá para cá, ela já pisou na passarela das marcas mais importantes no circuito fashion. Alexander McQueen, Versace, Prada e Givenchy são algumas delas. Até no MET Gala a top já deu pinta acompanhada pelo estilista estrelado Pierpaolo Piccioli. Vestindo, é claro, um poderoso vestido da alta-costura da Valentino, label dirigida pelo italiano.
“Achei que não dava para ficar melhor do que abrir o desfile de Cruise da Chanel, mas eu estava enganada!”, escreveu Adut em seu perfil no Instagram. “O mais legal de ter sonho é vê-lo tornar-se realidade. Eu não consigo acreditar que acabei de fazer história ao ser a segunda noiva negra da Chanel. Essa é, com certeza, uma das coisas das quais mais me orgulho na vida.” Vale lembrar que, tradicionalmente, o último look de toda coleção couture costuma ser um vestido de noiva — o mais importante e mais trabalhoso projeto da casa para a temporada. Antes de Adut, apenas Alek Wek (também sudanesa) tinha desfilado na mesma posição em 2004.  Veja também: Alek Wek quebrou barreiras e usou a fama para se tornar uma porta voz das mudanças 
Chanel Alta-Costura Modelo Noiva Negra Adut Akech
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)